Atletas e paratletas baianos terão o prazo de 13 de agosto a 13 de setembro para se inscrever no Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – o Bolsa Esporte – criado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e sob a coordenação da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O objetivo do benefício é possibilitar um suporte para o treinamento e a participação dos atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.

Segundo o secretário Nilton Vasconcelos, a Bahia é um dos estados que pode proporcionar aos atletas duas opções de apoio financeiro. "Além do Bolsa Esporte temos ainda o programa Faz Atleta, que vem beneficiando grandes talentos esportivos como Allan do Carmo, uma das grandes estrelas no mundial de maratonas aquáticas".

O diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, Bobô, afirma que “o programa será um incentivo para que os talentos existentes se destaquem em suas modalidades e possam servir de exemplo a outros garotos, fomentando a prática esportiva no estado".

Atual vice-campeão do circuito mundial de Maratonas Aquáticas e um dos principais nomes do esporte no Estado, Allan do Carmo não será beneficiado pelo novo programa, pois já recebe o apoio do Faz Atleta, mas destaca a relevância para os atletas baianos. "Esse programa é um grande incentivo para os atletas e toda ajuda é fundamental. Nós sempre temos que usar os melhores equipamentos, contar com bons treinadores, que são muito caros. Pra mim, o apoio do Estado, com o Faz Atleta, é muito importante. Ainda mais porque esse é o quinto ano consecutivo que eu sou beneficiado. E, a cada ano, eu venho crescendo, melhorando meus resultados".

O paratleta da natação Marcelo Collet, que já representou a Bahia em duas paraolimpíadas (2004 e 2008), também elogia o programa por “fomentar o esporte, dar oportunidade aos atletas que estão começando ou já estão encaminhados para que possam participar de competições em outros estados, ganhar experiência e sonhar em representar uma seleção brasileira em competições internacionais. Um programa como esse dá condições para o atleta se profissionalizar mais um pouco e poder levar mais a sério a carreira".

Remuneração dos bolsistas em seis categorias

Internacional A
Atletas olímpico, paraolímpico e mundial adulto, entre os 16 melhores do ranking
Valor R$ 2 mil
Internacional B
Atleta pan-americano, parapan-americano adulto e mundial júnior ou juvenil, entre os 12 melhores do ranking
Valor R$ 1.500
Internacional C
Atleta e paratleta sul-americano adulto e pan-americano júnior ou juvenil, entre os 10 melhores do ranking
Valor R$ 1 mi
Nacional A
Atleta e paratleta nacional adulto, entre os oito melhores do ranking
Valor R$ 800
Nacional B
Atleta e paratleta nacional júnior e juvenil ou infantil internacional, entre os oito melhores do ranking
Valor R$ 600
Talento Esportivo
Bolsa Institucional no valor de R$ 380

A remuneração terá a duração de um ano. Após esse período, o atleta ou paratleta será reavaliado pela Comissão do Programa Bolsa Esporte (CPBE), podendo ter a bolsa renovada ou não. A comissão será formada por um representante da Setre, dois da Sudesb, um representante do Conselho Regional de Educação Física, e um representante das Federações Esportivas por indicação da Sudesb, com mandato de dois anos.

Inscrições
Para se inscrever, o atleta ou paratleta deverá residir na Bahia, apresentar plano anual de participação em competições, especificadas em documentos, e de preparação ou treinamento. No caso de menores de 18 anos, apresentar autorização do pai ou responsável e apresentar bom desempenho escolar. Também não pode ter sofrido penalidade imposta por Tribunais de Justiça Desportiva, federação ou confederação, no último biênio, e deve estar filiado à sua federação baiana, comprometer-se a representar a Bahia em competições e eventos promovidos ou considerados de interesse da Setre e Sudesb.

Para os atletas de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, o limite mínimo de idade para a concessão de Bolsa Institucional é de 12 anos e para a Bolsa de Demanda Social, de 8 anos. A primeira é concedida aos atletas ou paratletas, baseadas no mérito esportivo. A segunda, de acordo com a escolha da Comissão do Programa Bolsa Esporte, com o objetivo de fomentar a prática esportiva.

Para se inscrever, o proponente deverá preencher os formulários disponibilizados nos sites da Setre e da Sudesb e entregar em uma via impressa, assinada pelo proponente ou responsável, e uma via eletrônica em CD.

Documentos
Comprovante de residência (conta de serviços públicos ou bancários) do proponente e do responsável; declaração escolar comprovando estar matriculado e freqüentando a escola; cópias autenticadas e atualizadas do boletim e histórico escolar;
cópia do RG e do CPF do proponente e do responsável; declaração assinada pela Confederação ou Federação do candidato; documentação comprobatória dos resultados conquistados, emitidos pelas entidades promotoras; boletins de competições, declaração da Federação correspondente aos certificados dos títulos; currículo do técnico ou profissional responsável pelo treinamento.

Todas as páginas serão numeradas e rubricadas pelo atleta ou paratleta ou pelo responsável no momento da entrega, na sede da Sudesb, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Não serão aceitas inscrições de projetos em que o atleta ou paratleta receba benefícios do Estado da Bahia, seja por meio de incentivos fiscais de programas, patrocínio de empresas do Estado ou economia mista. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado e nos sites da Setre e da Sudesb.