A Bahiagás é a primeira distribuidora de gás natural do País a ter seu próprio Portal de Governança Corporativa. Com a inovadora ferramenta, a companhia torna ainda mais eficiente e acessível seu processo de decisão, dentro do conceito de governança corporativa, que tem como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa.  “Esta ferramenta deve se transformar em um marco de gestão da Bahiagás, evidenciando seu posicionamento como uma empresa transparente e inovadora”, disse o diretor presidente da companhia, Davidson Magalhães.

Inteiramente desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da empresa, baseado em guia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (referência nacional para o tema), o portal facilita a consulta dos administradores e conselheiros fiscais às informações e documentos necessários ao desempenho de suas funções.

Por intermédio do Portal de Governança Bahiagás podem ser disponibilizados, de forma segura, arquivos de texto, som ou imagem. O sistema também possibilita a busca de arquivos por palavras-chave, a participação em fóruns de discussão ou chats (sala de bate-papo), e o recebimento de aviso a cada atualização.

A possibilidade de consultar a qualquer momento os conteúdos necessários, ou de debater previamente algum tema, contribui para que os conselheiros e administradores não só agilizem, mas aprimorem o processo de tomada de decisão.
“O portal permite acessar desde relatórios gerenciais, ao planejamento estratégico, ou o cronograma de acompanhamento de obras”, exemplifica o secretário geral Silvio de Castro, responsável pelo portal, reforçando que a ferramenta é um fator enriquecedor, mas não um substituto das reuniões presenciais.

Segurança 
A preocupação com a segurança é uma das diretrizes do Portal de Governança Corporativa da Bahiagás, que lida com informações estratégicas da empresa. Por conta disso, o sistema tem acesso restrito, e diversos perfis de usuário, onde cada um visualiza apenas as informações que dizem respeito à sua área de atuação. Além disso, todos os downloads de documento são registrados automaticamente, e as senhas e a própria URL são criptografadas. Isso significa que ao se fazer o download do documento, o “caminho” não fica visível na barra de endereços, impedindo acessos irregulares.

A iniciativa já chamou a atenção de outras empresas distribuidoras de gás canalizado. O projeto foi apresentado na última semana, durante reunião executiva da Mitsui Gás (uma das acionistas da Bahigás, juntamente com a Petrobras e o governo da Bahia). O encontro reuniu diretores administrativos e financeiros de todas as distribuidoras de gás canalizado com o mesmo perfil de acionistas (Mitsui, Petrobras e governos estaduais), que já manifestaram interesse em reproduzir a idéia.