Itacimirim, no município de Camaçari, sedia pela primeira vez a etapa baiana do Circuito Mundial de Longboard Profissional 6 Estrelas. A competição, que acontece entre esta quinta-feira e domingo (12 a 15), na Praia da Espera, será realizada pela segunda vez no estado e deve reunir cerca de 200 surfistas de diversos países.

Grandes campeões do esporte são esperados, como os brasileiros Picuruta Salazar, Marcelo Freitas e Amaro Matos, o australiano Beau Young, o havaiano Bonga Perkins e o norte-americano Joel Tubor.

O município, que possui uma orla de 42 quilômetros, reserva aos visitantes várias opções de lazer e muita beleza natural, que inclui dunas, lagoas, rios e praias. Itacimirim fica a aproximadamente 50 quilômetros do aeroporto de Salvador.

“A Bahia é um dos mais fortes estados na modalidade do longboard, porque tem muitos adeptos e suas praias possuem excelentes condições para a prática deste esporte. Itacimirim, por exemplo, é conhecida como o paraíso do longboard brasileiro. Em relação ao atrativo turístico, vamos mostrar as belezas das praias ao vivo para o mundo todo com o auxílio da internet”, explicou o presidente da Associação Nordestina de Surf, Geraldo Cavalcanti.

De acordo com a organização da competição, os amantes do esporte vão contar com escola de surf na praia para quem quiser ter aula, na hora, com os atletas. A etapa de Itacimirim também é um estímulo ao turismo de toda a Costa dos Coqueiros, porque deve atrair um grande público e movimentar a rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio. O evento, além de aquecer a economia da região, fortalece o turismo e garante visibilidade internacional.

Para o presidente da Federação Baiana de Surf, campeão em 2000 na categoria pranchinha, Armando Luís Araújo, a realização da etapa vai fomentar e alavancar a evolução do esporte. “Os melhores atletas de nível nacional e internacional vão participar da competição e isso faz com que os atletas locais se espelhem e busquem melhorar”.

Os atletas que vão participar da etapa baiana neste final de semana entregaram pranchas personalizadas ao governador Jaques Wagner e ao prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Este ano, apenas duas etapas classificatórias do circuito mundial serão realizadas no Brasil – a da Bahia e a de Pernambuco.

O campeão do circuito latino-americano de 2009, Rogério Vasconcelos, destacou a importância do evento, por estimular mais baianos a praticar o longboard. “Temos o campeão brasileiro em 2007 com 18 anos e temos outro atleta com 50 anos, dez vezes campeão nacional na modalidade. Dois paradigmas de idade que não interferem em nada nas categorias”.