O programa Ronda nos Bairros, em operação nos bairros de Tancredo Neves e Pau da Lima, em Salvador, e no município de Feira de Santana, nesta quinta-feira (12) começou a ser implementado no município de Itabuna, na região Sul da Bahia. O lançamento foi no bairro Pedro Gerônimo, onde também foi iniciada a execução do programa. De acordo com o comandante Regional Sul da Polícia Militar, tenente-coronel Ivo Santos, “serão empregados quatro viaturas, quatro motocicletas e 115 policiais”.

O taxista Aécio Cezar Bonfim Lima há mais de 20 anos trabalha nas ruas de Itabuna. Para ele, os taxistas estão entre as categorias mais vulneráveis aos crimes que acontecem nas ruas: “Nossa esperança é que reduza o índice de violência”.

O secretário de Segurança Pública, César Nunes, explica que a intenção é aproximar a Polícia Militar da sociedade, para que isso favoreça a redução da criminalidade, diretamente ligada ao consumo e tráfico de drogas. “Queremos uma polícia cada vez mais próxima da população com uma efetividade 24 horas por dia. Muitos crimes estão associados ao consumo do crack que se tornou uma peste social”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, explica que o fato de iniciar com profissionais capacitados amplia as chances de obter êxito. “O programa Ronda nos Bairros, que é uma filosofia da Polícia Militar, não é uma coisa nova. Fico feliz quando começamos com a capacitação. São os nossos policiais sendo treinados para exercer esse papel”.

Conforme Mascarenhas, nas cidades e bairros onde é implantado, o programa se mantém firme em três pilares: valorização do trabalhador policial; integração com a comunidade; e qualidade dos serviços prestados. Como estratégia de estímulo à tropa, o comandante-geral garante que “o policial que atingir as metas estabelecidas será reconhecido”.

Capacitação em duas turmas
Durante uma semana, 80 policiais militares divididos em dois grupos foram capacitados para realizarem trabalhos de policiamento nos bairros de Itabuna. A entrega dos certificados foi no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). O soldado Paulo César foi o primeiro colocado em uma das turmas. Além do certificado, recebeu uma viagem de instrução ao Rio de Janeiro.

“O curso é voltado para o policiamento feito nos bairros. É o policial interagindo juntamente com a sociedade onde, em contato com a população, vai identificar e deter maus elementos”, relatou o soldado.

Quarenta militares receberam o treinamento entre os dias 23 e 30 de julho e os demais, de 2 a 7 de agosto. O soldado que foi o primeiro lugar da outra turma e o coordenador da capacitação, tenente Carlos Araújo, também serão premiados com a viagem para troca de experiências profissionais.

Atendimento
Para ter acesso ao atendimento das equipes do Ronda nos Bairros em Itabuna, a população deverá ligar para os seguintes números: (73) 3214-1501 (Maria Pinheiro, Fonseca e Novo Fonseca); (73) 3214-1502 (Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, Zizo, São Pedro, São Judas); (73) 3214-1503 (São Caetano, Sarinha, Novo São Caetano); (73) 3214-1504 (Jaçanã, Jardim Primavera, Novo Jaçanã, Banco Raso, Vila Anália, Santa Clara, Gogó da Ema).

Publicada às 10h20
Atualizada às 14h30