Os serviços essenciais foram os campeões de atendimentos realizados pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), no primeiro semestre deste ano. A área correspondeu a 8.897 (38,67%) do total de atendimentos entre janeiro e junho, atingindo a marca de  23.010. Houve crescimento de 3.805 atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Do total de casos atendidos, 5.613 foram registros de reclamação – abertura de processo administrativo.

Conforme a Lei nº 7.783 de junho de 1989, define-se como serviços essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, isto é, as necessidades cujo desatendimento coloca em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

A maior parte dos atendimentos registrados foi relacionada à telefonia, com 2.742 demandas, sendo 2.433, celular; 284, fixa; e 25, comunitária. Depois dos serviços essenciais, apontam no ranking, as áreas de produtos e assuntos financeiros, que ocupam o segundo e terceiro lugar, com 26,88% e 21,57%, respectivamente, do total de atendimentos prestados.