Depois da Stock Car, que trouxe mais de oito mil pessoas para Salvador, no final de semana, a cidade agora se prepara para receber grandes eventos nas áreas esportiva e corporativa. Ainda este mês, o estado recebe na capital e região metropolitana, o Aberto de Tênis da Bahia e uma das etapas do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, que trará competidores de 20 países.

Em setembro, os principais eventos são o Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional (FDI), que deve reunir 12 mil participantes no Centro de Convenções, o Festival da Primavera, em Morro de São Paulo, e a Vaquejada de Serrinha, em pleno Sertão baiano.

Para o secretário de Turismo do Estado, Antonio Carlos Tramm, o turismo de eventos e negócios representa uma excelente alternativa para o período de baixa estação. “Uma prova de que acreditamos no nosso potencial de atrair grandes eventos foi a reforma do Centro de Convenções da Bahia, que contou com investimentos da ordem de R$ 20 milhões. Além disso, temos apoiado o esporte como vetor de turismo patrocinando e oferecendo ajuda institucional a diversos eventos”.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Sílvio Pessoa, disse que o congresso da FDI é muito importante para a movimentação da cadeia turística da cidade. “Já estamos com praticamente 100% de ocupação em todos os hotéis para o período do evento, que movimenta muito a economia de Salvador. Isso é excelente para o setor”.