Duas escolas da rede estadual de ensino reformadas foram entregues, nesta quinta-feira (19), às comunidades no Subúrbio de Salvador – o Colégio Tereza Helena Mata Pires, em Bela Vista do Lobato, e o Colégio Barros Barreto, em Paripe. As unidades controlaram os recursos repassados pela Secretaria da Educação do Estado e contrataram a empresa responsável pela obra.

O Colégio Tereza Pires possui 11 salas de aula e 899 alunos matriculados, parte deles em regime integral, e os pais e responsáveis participam da gestão escolar. “Nossa escola implantou um sistema de gestão democrática. Contamos com um colegiado atuante. Nesse modelo de gestão todos cooperam”, explicou a diretora Maria das Dores Alencar Fontes.

O Colégio Estadual Barros Barreto tem 1.220 alunos, passou por reforma elétrica e hidráulica e recebeu um laboratório de informática, onde a estudante do 1º ano, Cristine Elen da Silva, pretende realizar suas pesquisas. “É bom que os alunos mantenham tudo limpo e não risquem as paredes”.

O diretor Rui César Cerqueira informou que os moradores da região participam das atividades oferecidas pela direção do colégio, “sendo inseridos nos projetos desenvolvidos como o karatê, a capoeira, a dança, o teatro, abertos aos pais, festas de batizado, aniversário, jogos de futebol e vôlei nos finais de semana. Essa interação faz com que a comunidade preserve a escola”.

Após entregar a reforma das escolas, a equipe da SEC visitou o Colégio Estadual Almirante Barroso (Ceab), onde, segundo o diretor Paulo Péricles dos Santos Almeida, são realizados encontros periódicos com os pais, responsáveis e representantes da comunidade. “As reuniões são trimestrais. Para aquelas pessoas que trabalham e não têm tempo de visitar a escola, criamos um site para melhorar a relação. A rádio escolar, a horta e o jardim também têm movimentado a escola”. O secretário Osvaldo Barreto afirma que os gestores têm desenvolvido um papel fundamental em prol do ensino público, envolvendo aproximadamente 1,2 milhão de jovens e 40 mil educadores.

Publicada às 10h15
Atualizada às 17h