Mais de 350 alunos das redes pública e particular de ensino da Bahia participam, na manhã deste sábado (21), da 2ª fase do ‘Desafio National Geographic’, na Escola Estadual Noêmia Rego, localizada na rua Boca da Mata, no bairro de Valéria, em Salvador. A unidade foi escolhida como escola-sede regional para centralizar as ações da etapa, juntamente com o colégio particular Montessoriano. Os finalistas serão conhecidos no dia 22 de setembro e o resultado final divulgado em 16 de outubro.

De acordo com o professor e geógrafo Luciano de Almeida, que atua como coordenador local da iniciativa na Escola Noêmia Rego, uma das funções do Desafio é mostrar a interdisciplinaridade da Geografia com outras disciplinas do currículo. “A olimpíada é fundamental porque ajuda a ressaltar a importância da Geografia para a sociedade. O evento fortalece a qualidade do ensino e mostra as relações que a disciplina mantém com a História, o Português e até mesmo com filmes. Também é interessante porque faz com que a matéria se torne atraente para os alunos”.

A segunda etapa do Desafio aplicará prova objetiva e uma questão dissertativa para os alunos participantes. As avaliações costumam abordar temas contemporâneos da Geografia e os que estão em destaque nos debates atuais como as questões do aquecimento global e da sustentabilidade.

A terceira fase será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em São Paulo. Todas as despesas com passagem, hospedagem e alimentação dos estudantes selecionados e dos seus responsáveis serão bancadas pela organização.

O Desafio National Geographic está em sua terceira edição e integra o Projeto Viagem do Conhecimento. Entre os principais objetivos da iniciativa está o de estimular jovens estudantes do ensino fundamental e médio a conhecer o espaço, o país e o mundo no qual vivem, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina de Geografia e áreas afins.
O enriquecimento do trabalho dos professores das redes pública e particular de ensino também é evidenciado. O Desafio é aberto a alunos regularmente matriculados nos 8º e 9° anos do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio.