Capacitação, exposição de produtos das cadeias produtivas e uma programação intensa de minicursos para os agricultores familiares da região cacaueira. Estas atividades são desenvolvidas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), autarquia da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), na 28ª Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), que acontece até domingo (29), no Parque de Exposição Antônio Setenta.

No estande institucional da secretaria, estão sendo apresentados o artesanato de piaçava e o de fibra da bananeira, temas também de capacitação, além das cadeias produtivas do dendê (demonstração com o fruto e o cacho de dendê), guaraná (fruto beneficiado), seringueira (mudas e sementes) e o cacau (frutos).

A pupunha (sementes, mudas, fruto, palmito in natura e processado), o cravo-da-índia, mandioca na alimentação animal, a homeopatia em animais e os produtos de origem vegetal classificados pela regional de Itabuna como arroz, farinha, feijão e vigna também estão sendo expostos.

Os agricultores familiares podem participar, até o próximo sábado, dos minicursos disponibilizados pela EBDA no estande do Sebrae, das 13h30 às 17h30. Também está sendo ministrado, no estande da Seagri, curso de laticínio para produção de queijos e iogurtes – 9h às 13h, com o técnico da EBDA, Marçal Gondra.