O Comitê Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Comitê LGBT), instituído pelo Decreto nº 11.959/2010, realiza nesta sexta-feira (3), das 15 às 18h, no auditório da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), o 1º Seminário “Visibilidade Lésbica: nossos caminhos, nossa cultura”.

O evento, co-organizado pelo movimento lésbico baiano, faz parte das atividades em comemoração ao dia da Visibilidade Lésbica, anualmente comemorado no dia 29 de agosto, em todo o território nacional. Na Bahia, o encontro discutirá o direito à livre orientação sexual, a promoção da cultura e o crescimento das organizações militantes de movimentos lésbicos no estado.

Para Bárbara Alves, integrante da Articulação Baiana de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (Lésbibahia), o debate ampliará a visão sobre as possibilidades de construção, desconstrução e reconstrução de novos discursos dentro das produções artístico-literárias, resultando um novo fazer social. “Neste encontro será resgatada a história do movimento lésbico baiano – é um processo de resultados. São perguntas e respostas em busca da garantia dos direitos básicos”.

Poesia

A Mostra de Poesia Generótica irá trazer produções poéticas e imagéticas com o intuito de promover a visibilidade de produções de cunho homoerótico, proporcionando discussões sobre a homoafetividade a partir da exposição e de performances de poemas e contos. Nessas poesias, palavras de amor, respeito e tolerância buscam despertar no público, a reflexão sobre os processos de exclusão e discriminação das categorias consideradas minorias como as do movimento LGBT.