As inscrições para o curso livre gratuito “As artes visuais como um campo transbordado: diálogos contemporâneos com a filosofia, a antropologia e o urbanismo” foram prorrogadas até esta sexta-feira (17). O candidato deve encaminhar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com o currículo e uma carta de intenção, para o e-mail educativomam@gmail.com. A ficha de inscrição encontra-se disponível no site do MAM. Outra opção é a inscrição presencial que está ocorrendo no Galpão de Oficinas do MAM-BA (Av. Contorno, S/N, Solar do Unhão) das 13h às 18h.

O projeto, contemplado pelo edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 7ª Edição, compreenderá atividades teóricas e práticas baseadas na apreensão das artes visuais, em sua atualidade, como um campo transbordado. Mais especificamente, serão abordados os diálogos que as artes visuais vêm estabelecendo com os campos da filosofia, da antropologia e do urbanismo, os quais têm sido dos mais interferentes na produção artística contemporânea.

“Não se trata aqui de uma simples apropriação de temas, conceitos ou procedimentos – o que costuma resultar, no máximo, numa ampliação do campo. Engendrando disrupções, errâncias e contaminações mútuas, os diálogos transbordantes abrem novas possibilidades de pensamento e atuação, de criação e expressão na interface dos campos envolvidos”, afirma a artista visual, curadora e idealizadora do curso, Silvana Olivieri.

As aulas serão ministradas por Silvana, de 24 de setembro a 8 de dezembro, às quartas e sextas, das 15h às 18h, sendo que a carga horária será de 54 horas. O curso também terá como convidados os professores Suely Rolnik (PUC-SP), Stéphane Malysse (USP) e Vera Pallamin (USP), e como colaborador Washington Drummond (UFBA/UNEB).

O público alvo são pessoas oriundas de diferentes campos artísticos e disciplinares, cujo trabalho (teórico ou prático) apresente algum enfoque trans ou extradisciplinar entre as artes visuais e um dos três outros campos envolvidos na proposta da oficina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-6141.