O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural (PPgLDC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Academia Baiana de Letras, realiza, desta quarta até sexta-feira (22 a 24), na sede da ALB, em Salvador, o curso Castro Alves 2010 e o V Colóquio de Literatura Baiana.

Os eventos constarão da apresentação de estudos, artigos e ensaios sobre questões, temas, autores e obras da literatura produzida na Bahia, em mesas redondas e sessões de comunicações. Segundo o coordenador do PPgLDC, Aleilton Fonseca, a Academia realiza o curso há 30 anos e desde 2006 o evento tornou-se um grande encontro, incorporando o colóquio e a apresentação de estudos realizados nas diversas universidades baianas. “Este ano há 25 pessoas da Uefs envolvidas, entre alunos e coordenadores”.

Fonseca acrescenta que o evento pretende “ampliar o diálogo da Academia com a comunidade universitária baiana, sobretudo com os cursos de Letras e afins, além de estimular a recepção crítica atual da obra de Castro Alves, contribuindo para sua permanência no panorama da cultura baiana e brasileira”.

Para o professor, “é importante que se destaquem e se divulguem os temas, o lirismo, a linguagem e as significações da poesia desse autor no contexto sociocultural de sua época”. Os trabalhos apresentados durante o colóquio serão reunidos em dois volumes e publicados pela ABL.

“Esta é uma das formas mais claras e eficientes de a Academia de Letras da Bahia contribuir com a leitura e a pesquisa, fomentando e realizando a divulgação dos trabalhos produzidos nas universidades sobre os nossos autores consagrados e, sobretudo, os contemporâneos”, explica o professor Aleilton.