Com o objetivo de discutir as propostas do Tecsol – Tecnologias Sociais para a Inclusão Digital e o Desenvolvimento da Economia Solidária -, será realizado, segunda e terça-feira (27 e 28), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na avenida Paralela (Salvador), um encontro de integração entre representantes das universidades estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) e os futuros gestores dos Centros Digitais de Cidadania Rural (CDCR).

Ação transversal para o desenvolvimento social, aprovada na chamada pública da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), agência de fomento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Tecsol visa potencializar os saberes da população do campo através de tecnologias sociais, gerando emprego e renda bem como buscar um novo patamar social para os meios de produção das comunidades rurais.

Para isso, vai apoiar o desenvolvimento socioambiental nos Territórios de Identidade da Bahia, através da implantação de centros de inclusão sociodigital, voltados à oferta de serviços e qualificação das comunidades rurais. Também irá fomentar a diversificação, estruturação e fortalecimento das cadeias produtivas do licuri e da reciclagem, dentro da perspectiva da economia solidária, integrando o uso de tecnologias para a produção, sistematização, disseminação de conhecimentos, criação e apropriação de processos e produtos.

O público-alvo será formado pelos futuros gestores dos 30 Centros Digitais de Cidadania Rural, pesquisadores das universidades e representantes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que mantêm uma rede de CDCs em todos os 417 municípios baianos, através do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado. O encontro será aberto com uma exposição sobre o Tecnosol e encerrado com a apresentação dos trabalhos em grupo.