“Cultura, Cidade e Cidadania: o uso cultural dos Espaços Públicos” será o tema do próximo debate da série de videoconferências do Programa de Formação e Qualificação em Cultura, promovido pela Superintendência de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEC).

Na edição da próxima segunda-feira (18), das 9h às 12h, participam a professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBa, Ana Fernandes; a professora de música e pesquisadora Lydia Hortelo; a diretora geral da Fundação Cultural do Estado (Funceb)/Secult, Gisele Nussbaumer; Edileuza Silva Rocha da Rede de Culturas Populares do Território de Irecê e Basilide Neves da Rocha, do Quintal das Crianças.

As videoconferências têm como objetivo estimular e capacitar gestores e agentes culturais para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. O público poderá assistir a videoconferência e enviar perguntas via internet.

A transmissão também acontece pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT nas 33 salas das Diretorias Regionais de Ensino (Direcs). A parceria com a SEC se dá através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.

A diretora da Funceb, Gisele Nussbaumer, responsável pela administração de 24 espaços culturais em todo estado, explica como os espaços foram entregues à sociedade. “Nos últimos quatro anos, os espaços culturais administrados pela Fundação Cultural foram foco de um investimento considerável tanto na forma de gestão quanto na manutenção e requalificação, de modo a garantir qualidade física e técnica para abrigar a produção local e de fora do estado. Foi assim que o Cine-Teatro Solar Boa Vista foi devolvido a Salvador totalmente recuperado, além dos centros de Plataforma e dos municípios de Santo Amaro, Itabuna, Valença e Alagoinhas. Com reformas em andamento, o Espaço Xisto Bahia e o Espaço Cultural Alagados, na capital, e os centros de Lauro de Freitas e Feira de Santana deverão ser entregues renovados ainda este ano”.

Espaços públicos
A Secult/Funceb é responsável pela administração de 24 espaços culturais, localizados em Salvador,Lauro de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Estes espaços oferecem programação cultural e artístico-educativa nas mais diversas linguagens – teatro, música, dança, audiovisual, artes visuais e literatura.

Dentre os projetos promovidos, destacam-se o “Circuito Popular de Cinema e Vídeo”, que mantém mostras audiovisuais temáticas gratuitamente em todos os centros, o “Ponto de Cultura do Solar Boa Vista”, além de ações permanentes como os “Saraus de Itapuã”, na Casa da Música, o “Festival de Arte e Cultura”, na Casa de Cultura de Mutuípe, e o “Conversas sobre Cultura”, no Espaço Xisto Bahia.

Com melhorias nas estruturas físicas e técnica dos espaços, redefinição dos critérios de pautas, maior envolvimento com a classe artística e comunidade, criação de novos canais de comunicação, entre outros fatores, houve um aumento do número de atividades realizadas nos últimos anos. Entre janeiro de 2007 e julho de 2010, os espaços culturais da Funceb receberam cerca de cinco mil eventos, em mais de 18 mil sessões, atraindo mais de um milhão de pessoas.

Os temas escolhidos para as Videoconferências foram definidos a partir de 32 propostas levantadas na II Conferência Nacional de Cultura e a III Conferência Estadual de Cultura. Considerando a diversidade dessas propostas e a sua importância para a atuação de gestores culturais, a SecultBA definiu como tema das videoconferências de 2010 a discussão dessas proposições. Para promover uma maior interação com o público e fazer a seleção dos temas de maior interesse, todas as propostas nacional e estadual foram disponibilizadas na íntegra no site da própria secretaria no período entre 18 de maio e 06 de junho. Ao todo, foram 97 votações, que resultaram nos temas das videoconferências.