Vinte e duas novas camareiras recebem certificado de conclusão de curso na próxima segunda-feira (18), em Cayru, município do baixo sul do estado. Todas são concluintes do curso de 200 horas, oferecido pelo programa Qualifica Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).

Até o final do mês, 154 trabalhadores receberão certificados nas funções de pedreiro polivalente, operador de processo de produção, marceneiro e empreendedor, nos municípios de Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Itagibá, Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. Até dezembro, o governo quer qualificar 10.178 profissionais em 214 municípios. Ano passado foram qualificados 4.326 profissionais e, neste ano, serão mais 5.852.

O Qualifica Bahia oferece, gratuitamente, uma capacitação considerada didática, com aulas completas, para que cada indivíduo tenha uma formação social e profissional básica. A profissão de camareiro, por exemplo, é uma das mais requisitadas do ramo da hotelaria e está em alta no mercado, devido à chegada, em breve, do Verão.

O camareiro é um profissional fundamental no setor de hospedagem e deve se apresentar de acordo com os requisitos de higiene pessoal, atender aos hóspedes dentro dos padrões da organização, cuidar da limpeza, higienização e arrumação dos quartos, trocar os materiais das unidades e controlar as demandas e solicitações dos hóspedes.

Além de atender às mais diversas cadeias produtivas, o Programa Qualifica Bahia, que tem recursos exclusivos do Estado, busca elevar a produtividade, a melhoria dos serviços prestados, para aumentar a competitividade e a possibilidade de elevação do salário e renda dos profissionais capacitados.