A Ouvidoria da Secretaria da Educação da Bahia registrou redução no número de denúncias e reclamações entre os meses de janeiro e setembro de 2010, em comparação ao mesmo período do ano passado. As reclamações apresentaram queda de 5,17%, enquanto que as denúncias foram reduzidas em 2,2%. O número total de atendimentos também caiu, sendo que o órgão atingiu a marca de 91,6% de registros com a devida resposta ao cidadão.

De acordo com Francisco Neto, ouvidor-geral da Secretaria da Educação, a diminuição está ligada às ações desenvolvidas para servidores e para o público em geral. “Os números representam os avanços e mudanças que ocorreram na gestão, como os mutirões de aposentadoria, publicações de todos os pagamentos de gratificação e a contribuição dada pelo Portal da Educação, que foi a porta de entrada para 33% das nossas solicitações. Este fato mostra o quanto o nosso portal está bem visitado”, afirma.

Contato
Entre os pontos fortes apontados pela Ouvidoria estão, ainda, elogios e sugestões sobre o funcionamento do SAC Educação. Cerca de 90% dos usuários do serviço avaliaram a atividade como boa ou eficiente.

Com relação ao perfil dos usuários da Ouvidoria, destaque para o sexo feminino (69,9%). “A maioria dos nossos registros são feitos por demanda de servidores. E as mulheres são predominantes no quadro de servidores da Secretaria da Educação”, avalia Francisco Neto.

O atendimento presencial na Ouvidoria pode ser feito no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador, ou nas 33 Diretorias Regionais de Educação espalhadas pelo Estado da Bahia. O contato também pode ser realizado por meio do telefone 0800 284 0011 ou pelo Portal da Educação.