Em novembro, referenciando o “Mês da Consciência Negra”, o projeto Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) promove uma mostra itinerante da programação do 3º Bahia Afro Film Festival (BAFF). O CPCV é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através das diretorias de Espaços Culturais e de Audiovisual (Dimas), e tem como proposta fazer circular, gratuitamente, mostras de cinema e vídeo em espaços culturais da Funceb, situados em bairros populares de Salvador e em cidades do interior baiano.

Dentro do “Novembro Negro”, uma série de ações do governo do Estado pela reflexão das questões dos homens e mulheres negros na Bahia, o CPCV exibe 16 filmes (oito longas e oito curtas-metragens) que integraram a terceira edição do Bahia Afro Film Festival. Iniciativa da Casa de Cinema da Bahia, o evento, realizado em maio na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, teve como slogan “Imagine All the Afro People”, com ênfase na diáspora africana e no sincretismo cultural, no humanismo e na preservação das raízes e da ancestralidade.

A mostra itinerante, em Salvador e Região Metropolitana, vai passar pelo Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Espaço Cultural Alagados, Centro Cultural Plataforma, Casa da Música (Itapuã) e o Centro de Cultura de Lauro de Freitas. No interior, visitará a Casa de Cultura de Mutuípe, o Centro Cultural Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura de Guanambi, Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença) e Teatro Dona Canô (Santo Amaro).

As datas e horários variam de acordo com os locais. A programação pode ser acompanhada no site do Circuito Popular de Cinema e Vídeo.