Governador
Jerônimo Rodrigues
Nascido em 3 de abril de 1965, no povoado de Palmeirinha, no município baiano de Aiquara, o governador Jerônimo Rodrigues é engenheiro agrônomo e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Este é o primeiro cargo eletivo ocupado por Jerônimo, que definiu como prioridades da sua gestão à frente do Executivo baiano o enfrentamento da fome e a promoção da inclusão social por meio de políticas públicas alinhadas com o Governo Federal.
Durante as duas gestões de Rui Costa como governador da Bahia, Jerônimo foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), entre 2015 e 2019, e da Educação, entre 2019 e 2022. Nas duas pastas estaduais, foi responsável pela execução dos maiores investimentos realizados pelo Estado da Bahia na história, nesses dois segmentos.
Na SDR, foram investidos mais de R$ 2,5 bilhões pelo Estado da Bahia para fortalecer a agricultura familiar. Na Secretaria da Educação, deu início ao maior programa de infraestrutura escolar da história da Bahia, considerado o maior investimento da atualidade em todo o Brasil. São mais de R$ 3,5 bilhões investidos na ampliação, modernização, requalificação e construção de novas escolas.
Além disso, Jerônimo Rodrigues criou inúmeros programas de assistência estudantil, como o Vale-Alimentação Estudantil, que disponibilizou recurso financeiro para todos os estudantes matriculados na rede estadual de ensino durante a pandemia. Outros exemplos de programas de assistência estudantil são o Bolsa Presença, que assegura, mensalmente, bolsa de pelo menos R$ 150 a famílias de baixa renda com estudantes matriculados na rede estadual; e o programa Mais Estudo, que garante bolsas de até R$ 600 para que estudantes das quatro universidades estaduais baianas (Uesb, Uesc, Uesf e Uneb) consigam permanecer nessas instituições e não desistam do ensino superior.
Vice-Governador
Geraldo Júnior
Primeiro vereador em exercício eleito vice-governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior é natural de Salvador e nasceu no dia 7 de maio de 1969. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduado em Processo Civil, iniciou a vida profissional na advocacia privada. Em 1993, ingressou na gestão pública, quando foi empossado, na gestão da então prefeita Lídice da Mata, no cargo de coordenador Jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa). Na administração do ex-prefeito Antônio Imbassahy, foi subcoordenador das administrações regionais de Salvador.
Em 2011, entrou para a Câmara Municipal de Salvador, assumindo a vaga deixada por Luizinho Sobral, que passou a ocupar o cargo de deputado estadual. Em outubro de 2012, renovou o mandato para o quadriênio 2013-2016. Foi eleito 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, cargo da Mesa Diretora da Casa, para o biênio 2015-2016.
Em outubro de 2016, renovou o mandato para o quadriênio 2017-2020. Em janeiro de 2019, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores para o biênio 2019-2020. Em outubro de 2020 renovou o mandato para o quadriênio 2021-2024, tornando-se o 2° vereador mais votado na capital baiana. Em janeiro de 2021, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores para o biênio 2021-2024, sendo aclamado à unanimidade.
Aprovou projetos importantes para a cidade, como autorização para Salvador entrar no consórcio da compra das vacinas, sendo o primeiro município do país a aprovar; e também a votação da regulamentação dos transportes por aplicativos, considerada um dos maiores desafios da sua carreira. Em sessão histórica, conseguiu que o Estatuto da Igualdade Racial, que tramitava na Câmara há 13 anos, fosse finalmente aprovado.
Em março de 2022, foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores, para o terceiro mandato, no biênio 2023-2024. Neste mesmo mês, foi anunciado como pré-candidato a vice-governador da Bahia, com Jerônimo Rodrigues como pré-candidato a governador.
No dia 30 de novembro, em sessão extraordinária e de forma célere, na Câmara Municipal de Salvador, foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo Municipal (PLE nº 244/2022), que regulamenta em Salvador o piso nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00) para os agentes de saúde e de combate às endemias. A 2ª Sessão Extraordinária da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB) que, há meses, defendia esta regulamentação em Salvador.
Chefe de Gabinete do Governador
Adolpho Loyola
Membro do Grupo de Transição Governamental, Adolpho foi um dos coordenadores da campanha do governador Jerônimo Rodrigues e é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), onde atualmente exerce o cargo de secretário de Comunicação. Adolpho foi Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República; Diretor de Fiscalização e Outorga do Ministério das Comunicações; Coordenador Executivo da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS); e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa da Bahia. Agora assumirá a Chefia de Gabinete do Governo da Bahia.
Secretário da Casa Civil
Afonso Florence
Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores e ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff. Coordenador do Programa de Governo na campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado, em 2006, Florence assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador.
Procuradora-Geral do Estado
Bárbara Camardelli Loi
Ingressou na Procuradoria-Geral do Estado da Bahia através de concurso público, em abril de 1997, e tomou posse como procuradora do Estado em 11 de abril de 1997. Foi designada para atuar como Procuradora chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, no período de 2009 a 2015. Atuou como Procuradora chefe na Procuradoria Administrativa no período de 2015 a 2021 e foi nomeada para o cargo de Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, da Procuradoria Geral do Estado, em 05/10/2021 até os dias atuais. Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1995) e especialista em Direito de Infraestrutura Pública pela Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas/SP, Bárbara Camardelli é professora de Direito Civil da Universidade Católica de Salvador. Possui MBA em parcerias público-privadas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Secretário da Administração
Edelvino Góes
Titular da Secretaria da Administração (Saeb) desde agosto de 2013, Edelvino é graduado e mestre em Economia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor universitário. Ingressou no serviço público federal em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação na sede, em Recife, e no Escritório Regional em Salvador. Teve passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para o cargo de analista do IBGE a partir de 2002. Em 2006, foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ) – autarquia responsável pelas questões de patrimônio, orçamento, logística e administração do Poder Judiciário. Em Janeiro de 2007, foi cedido ao Governo da Bahia, para assumir o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração.
Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura
Tum
Deputado estadual pelo Avante da Bahia, empresário e incentivador do empreendedorismo, Tum é presidente da Comissão Parlamentar Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e membro titular da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Porto Sul e Complexo Viário do Oeste (Ponte Salvador-Itaparica), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Como parlamentar, atuou no desenvolvimento e captação de projetos nas culturas de soja, milho e cana de açúcar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). Trabalhou pela implantação e ampliação das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na região norte do Estado e foi responsável pela implantação de cursos de capacitação para o povo do campo em diferentes regiões da Bahia, assim como pelo fortalecimento do Projeto Pró-Semiárido, entre outras iniciativas voltadas à agricultura, fruticultura, caprinocultura e geração de emprego e renda.
Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social
Fabya Reis
Fabya Reis é natural de Itamaraju, no extremo-sul baiano, e iniciou sua vida pública, aos 17 anos, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Durante 13 anos, atuou na organização de projetos, assessoria e mobilizações, e também na articulação com universidades e outros movimentos sociais.
É formada em administração, doutora em sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instituição onde também realizou seu pós-doutorado. Na gestão pública, passou pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), dirigindo a pasta até 2022.
Em 2023, passou a ser titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), pasta criada no governo Jerônimo Rodrigues e cuja missão é incidir na redução das desigualdades e na garantia de direitos, principalmente de grupos vulnerabilizados.
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
André Joazeiro
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 1998) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Joazeiro é secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação desde julho deste ano. Exerceu a função de professor de Pós-graduação na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e coordenou o planejamento do projeto do Parque Tecnológico da Bahia na Fundação CERTI. No serviço público, tem passagem pela própria Secti, como pesquisador, e na antiga Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (atual SDE), nas funções de Chefe de Gabinete, Superintendente e Assessor Especial.
Secretário de Comunicação Social
André Curvello
Com passagem por agências de publicidade, rádio, assessoria de imprensa, televisão, jornal impresso e experiências em cargos públicos, André Curvello foi redator publicitário, Chefe da Sucursal do jornal A Tarde e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Foi também secretário de Comunicação Social do Município de Salvador, trabalhou como repórter, editor e produtor em rádio, jornal e televisão. Coordenou diversas campanhas eleitorais majoritárias e outras na área Política. É secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015, após coordenar a comunicação da campanha do então candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa, em 2014.
Secretário de Cultura
Bruno Monteiro
Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Em sua experiência de gestão, foi chefe de gabinete de dois Ministérios (Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres) e assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff. Como produtor, atuou na produção de artistas como Caetano Veloso. Além disso, coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar (2020). Sempre atuante como ativista cultural, foi um dos fundadores do Movimento 342 Artes, que uniu a classe artística em torno de causas sociais e políticas. Com muito trânsito e relação no meio cultural nacional, participou do grupo de trabalho de transição da cultura no Governo Federal. Nos últimos anos, coordenou a
comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.
Secretário de Desenvolvimento Econômico
Angelo Almeida
Angelo Almeida é natural de Feira de Santana (BA), foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos. Foi vereador de Feira (2009/2012), quando presidiu e foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Como deputado, em seu primeiro mandato, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu segundo mandato, foi presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 e criou e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) atua, principalmente, na luta em defesa da agricultura familiar, da juventude, da inclusão e do desenvolvimento sustentável. Fruto de sua articulação, conseguiu trazer para a Bahia, após mais de 30 anos, o Campeonato Brasileiro de Canoagem. No PSB, Angelo foi presidente da sigla em Feira de Santana e, atualmente, é dirigente do PSB Bahia e membro do diretório nacional do partido.
Secretária de Desenvolvimento Urbano
Jusmari Oliveira
Jusmari Oliveira foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia. Em 2017, foi convidada pelo governador Rui Costa e pelo senador Otto Alencar para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde realizou um grande trabalho e logo depois se elegeu deputada estadual. Agora, ela retorna à Sedur com a missão de servir aos que mais precisam, na gestão de Jerônimo Rodrigues. Forte representante das mulheres e defensora da agricultura, Jusmari é bacharel em Letras, agricultura e comerciante.
Secretária da Educação
Rowenna dos Santos Brito
Professora concursada da Rede Pública Estadual da Bahia, Rowenna dos Santos Brito é licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas (Unicamp).
Na rede estadual, como servidora de carreira, Rowenna acumula a experiência de ter sido assessora e chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado (SEC); coordenadora da Educação de Tempo Integral na Superintendência de Políticas da Educação Básica da SEC; e técnica do Núcleo Territorial de Educação (NTE 26), além de professora de Geografia do Colégio Estadual Mário Costa Neto e do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro.
Além da ampla experiência na estrutura da Educação Estadual, a professora Rowenna foi secretária municipal de Educação do município de Porto Seguro.
Secretário da Fazenda
Manoel Vitório
O economista Manoel Vitório é servidor público federal de carreira e esteve à frente da Saeb entre os anos de 2007 e 2013, na gestão do ex-governador Jaques Wagner. Em agosto de 2013, ele assumiu a Sefaz e permaneceu no cargo com o governador Rui Costa. Agregando à formação em Economia e ao mestrado acadêmico a experiência como especialista em Organização de Sistemas e Métodos, Manoel Vitório iniciou sua trajetória profissional no Executivo Federal, onde ingressou via concurso em 1994 e exerceu diversas funções de chefia, coordenação e direção superior. No Judiciário Estadual, exerceu as funções de Diretor-Superintendente do IPRAJ, atuou também como vice-presidente do Conselho de Administração do Ipraj e foi assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia. No Judiciário Federal, exerceu a função de Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Exerceu, ainda, a presidência dos Conselhos de Administração Agência de Fomento do Estado da Bahia, da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia.
Secretário da Infraestrutura
Sérgio Brito
Deputado federal reeleito pelo PSD, Sérgio Brito é administrador e bacharel em Direito. Já ocupou cargos de gestão na administração pública estadual e municipal. Em 2019, licenciou-se do Congresso para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a convite do governador Rui Costa. Nos anos de 2009 e 2010, Brito foi Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão da Prefeitura de Salvador.
Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento
Larissa Gomes Moraes
É formada em engenharia civil e tem uma série de experiências como gestora na administração pública, nas esferas estadual e municipal. Antes de ser anunciada como nova titular da SIHS no novo governo, Larissa ocupada o cargo de diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), na gestão estadual passada. Foi subsecretária na Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador, entre 2021 e 2022, e diretora de Habitação e Regularização Fundiária na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, entre 2017 e 2020. Também atuou no setor privado, ocupando cargos de gestão de obras, e exerceu funções na área da comunicação social, colocando em prática o conhecimento adquirido na graduação de Jornalismo, sua segunda formação profissional.
Secretário da Justiça e Direitos Humanos
Felipe Freitas
Felipe da Silva Freitas é baiano, natural de Feira de Santana. Doutor e mestre em direito pela Universidade de Brasília (UNB), graduado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra do Governo Federal (2012-2014), e secretário executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015-2016). Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2010), Fundo de Populações das Nações Unidas (2015), Rede Justiça Criminal (2016) e junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2016).
Foi responsável pela elaboração da Matriz Nacional de Formação dos/as Servidores/as Penais, em parceria com a Escola Nacional de Serviços Penais (2017). Trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique, elaborando diretrizes para o ensino de magistrados na área de penas alternativas à pena de prisão (2019-2020).
Até 2022, foi diretor da Plataforma Justa, entidade que estuda e disponibiliza informações sobre o financiamento e a gestão do Sistema de Justiça, e atuou como coordenador de Programas da Rede Liberdade. É professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia (Progesp-Ufba), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM-Uefs) e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial & Direito da Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV-SP).
Secretário do Meio Ambiente
Eduardo Sodré Martins
Advogado especializado em direito e legislação ambiental com mais de dez anos de experiência, Eduardo Sodré Martins é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, e pós-graduado em Direito e Legislação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele foi membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2011 e 2018, e atualmente é professor universitário da Universidade Católica do Salvador, onde lecionou a disciplina Direito Ambiental e Urbanístico e Direitos Humanos e Ambientais. Possui experiência em soluções estratégicas em questões ligadas ao Direito Ambiental, buscando o alinhamento jurídico entre as melhores práticas do desenvolvimento sustentável e segurança jurídica.Também já atuou na elaboração de legislações e regulamentos ambientais para os Municípios.
Secretário de Desenvolvimento Rural
Osni Cardoso
Deputado estadual reeleito pelo PT, Osni Cardoso é formado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi dirigente político no movimento estudantil e lutou pelo direito ao acesso democrático nas universidades públicas. O novo titular da SDR foi prefeito de Serrinha por dois mandatos, além de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e primeiro presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia). Dentre os projetos tocados enquanto esteve à frente do Consisal e FecBahia, destacam-se a patrulha mecanizada, com aquisição de máquinas para construção, revitalização e limpeza de aguadas; e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que pequenas agroindústrias comercializem seus produtos dentro dos territórios. Também atuou, em 2017, como chefe da Assessoria Especial do Governador Rui Costa, onde ajudou na construção e articulação de importantes políticas públicas do Estado. No ano posterior, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PT.
Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização
José Castro
José Castro é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador (Unifacs). Possui especialização em Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo (Facic).
Há mais de 20 anos, exerce a função de servidor público efetivo do Estado da Bahia. Desde de 2004, é integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), exerceu o cargo de diretor-geral, no período de 2022 a 2024. Em maio de 2024, José Castro assumiu o cargo de secretário da Seap.
Secretário do Planejamento
Cláudio Peixoto
Cláudio Ramos Peixoto é Bacharel em Administração Pública pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub (1990) com especialização em Finanças Públicas pela Universidade Federal da Bahia – Ufba (2001). Possui experiência na área de administração pública, com ênfase em planejamento governamental e orçamento público. Tem vínculo efetivo como funcionário público do Estado da Bahia, sendo integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), do Grupo Ocupacional Gestão Pública.
Iniciou sua trajetória como servidor público na administração pública federal, no ano de 1987, na extinta Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras), então vinculada ao Ministério dos Transportes. Em 1991, entrou para as Forças Armadas (Exército) como Oficial do Quadro Complementar, na área de administração.
Em 1994, passou a integrar a administração pública estadual, exercendo a função de chefe da Divisão Administrativa da extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (Ebda), onde permaneceu até o ano de 1998, quando, através de concurso público, entrou para a carreira de EPPGG, sendo lotado no quadro de pessoal da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan-BA).
Entre os anos de 2002 e 2006, esteve à disposição do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), oportunidade em que atuou como assessor chefe de Planejamento junto ao Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj).
Na Seplan-BA, exerceu o cargo de superintendente de Orçamento Público, unidade sistêmica vinculada à estrutura da secretaria, entre os períodos de 2007 a 2015 e de 2019 a 2021. No intervalo de 2015 a 2019, foi nomeado para o cargo de chefe de gabinete da Seplan.
Cumpriu, cumulativamente, as funções de secretário em exercício do Planejamento e chefe de gabinete da Seplan-BA no período entre março e dezembro de 2022. Atualmente, é titular da pasta do Planejamento.
Secretária de Políticas para as Mulheres
Neusa Cadore
Neusa Cadore é natural de Santa Catarina, mas reside na Bahia desde 1984, para onde se mudou a partir do trabalho missionário nas Comunidades Eclesiais de Base. Técnica em enfermagem, ela atuou como voluntária de pastoral social na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e exerceu a função na Beneficência Portuguesa em Araraquara (São Paulo), a partir de 1974. Foi chefa de enfermagem do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, de 1977 a 1983.
Na Bahia, entre 1984 e 1996, Neusa Cadore serviu como agente pastoral social na Diocese de Rui Barbosa. Foi prefeita de Pintadas, de 1997-2000 e reeleita para 2001-2004. Foi eleita deputada estadual para os períodos de 2007 a 2011; 2011 a 2015; e de 2015 a 2019; sendo reeleita para o mandato de 2019 a 2023.
Em 2023, Neusa Cadore assumiu como suplente de deputado estadual, retomando o mandato parlamentar em 3/3/2023. Em fevereiro de 2024, ela assumiu o mandato em definitivo depois de renúncia do deputado estadual Paulo Rangel, eleito para o Tribunal de Contas do Município (TCM). Em 25 de julho de 2024, se licenciou do cargo para assumir a Secretaria das Mulheres do Estado (SPM).
Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Neusa Cadore foi a 4ª Secretária da Mesa Diretora (2021-2023), além de liderar e participar de diversas comissões como Direitos da Mulher, Direitos Humanos e Segurança Pública, Agricultura e Política Rural. Neusa recebeu prêmios por suas práticas em gestão pública, incluindo o da Fundação Getúlio Vargas, em 2002, e o Prêmio Caixa de Melhores Práticas em Gestão Local, em 2003. Foi finalista do Prêmio Claudia em Políticas Públicas, em 2003, e recebeu o título de Cidadã Baiana pela Alba em 2018.
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais
Ângela Guimarães
Ângela é cientista social formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e aluna especial de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Professora licenciada da rede estadual de ensino, Ângela tem uma série de experiências como gestora pública e docente. Antes ser anunciada como titular da Sepromi no novo governo, ocupava o cargo de coordenadora de Fomento ao Artesanato, da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na gestão estadual passada. Antes da Setre, Ângela foi secretária-adjunta Nacional de Juventude, cargo que ocupou na Secretaria Geral da Presidência da República durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016.
Também foi presidenta do Conselho Nacional de Juventude, na Presidência da República, e diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social na Prefeitura de São Sebastião do Passé (BA). Como docente, atuou na formação para empoderamento de jovens e mulheres negras, no Fórum de Quilombos Educacionais da Bahia (FOQUIBA); e participou da formação de jovens no Projeto Didá Alamojú, da ONG Omí Dudù, trabalhando temas como diversidade, cidadania, gênero e raça, direitos humanos e políticas públicas. É presidente nacional licenciada da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO).
Secretário de Relações Institucionais
Jonival Lucas
Jonival Lucas nasceu em Sapeaçu (Bahia), em 31 de janeiro de 1967. É economista, formado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas do Estado da Bahia, em 1996. Foi eleito deputado federal pela Bahia, por dois mandatos: 1999-2003 e 2003-2007.
Na legislatura de 2003-2007, foi 1º vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, 1º vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, titular da Comissão de Seguridade Social e Família, e titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de Sapeaçu para o mandato de 2013 a 2016.
Atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) de março de 2019 até maio de 2020. Assumiu como secretário em exercício da Serin, em junho de 2020, e efetivado em novembro de 2020, onde permaneceu à frente da pasta até maio de 2021. Em abril de 2024, Jonival assumiu a titularidade da pasta novamente.
Secretária da Saúde
Roberta Santana
Graduada em Administração pela UEFS e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS), Roberta Santana é especializada na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica. Ocupa funções estratégicas de gestão no Governo do Estado desde 2007. Nos últimos 16 anos, foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da Cerb; diretora-geral da Sedur; coordenadora da presidência da Conder; diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que exerceu antes de assumir a Chefia de Gabinete da pasta.
Secretário da Segurança Pública
Marcelo Werner
Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Marcelo Werner é delegado da Polícia Federal (PF) e acumula uma série de experiências em cargos de gestão na instituição. Professor de técnicas operacionais da PF desde 2021, Marcelo já foi chefe do Setor de Inteligência Policial (SIP) da Polícia Federal, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF na Bahia e chefe substituto da Delegacia de Polícia de Imigração (Delemig). Em sua carreira na Polícia Federal, realizou cursos e formações complementares e, atualmente, também é professor de armamento e tiro da PF e operador do Grupo de Pronta Intervenção. Desde maio deste ano, exerce o cargo de delegado regional de investigação e combate ao crime organizado da Superintendência da Polícia Federal na Bahia.
Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Davidson Magalhães
Davidson Magalhães é natural de Itabuna e atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Formado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mestre na mesma área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Davidson começou sua trajetória docente em 1990, na Uesc. Atualmente, é professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Salvador. Foi vereador, por dois mandatos, em Itabuna. No município, exerceu ainda as funções de secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política. No período de 2007 a 2014, assumiu a presidência da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Exerceu a coordenação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no Nordeste, integrou o Conselho Fiscal da Coelba e presidiu o Conselho Fiscal da Neoenergia no Brasil. Foi deputado federal entre 2015 e 2018.
Secretário de Turismo
Maurício Bacelar
Maurício Bacelar é engenheiro civil de formação e iniciou a experiência com gestão pública nos anos 1980. Foi diretor técnico do Complexo Petroquímico de Camaçari; secretário de Obras no município de Dias d’Ávila; secretário de Habitação e Infraestrutura de Camaçari e diretor-geral do Detran-BA. Antes de assumir a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em maio de 2021, Bacelar estava na direção geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.