GOVERNO DO ESTADO ACOLHE BAIANOS RESGATADOS DE TRABALHO ESCRAVO NO RIO GRANDE DO SUL

O GOVERNO DA BAHIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS (SJDH), E, EM PARCERIA COM A DEFENSORIA PÚBLICA E DEMAIS ÓRGÃOS ESTADUAIS, FEDERAIS E MUNICIPAIS, SE ARTICULOU PARA ACOLHER OS TRABALHADORES BAIANOS QUE FORAM RESGATADOS DE SITUAÇÃO ANÁLOGA À ESCRAVIDÃO NO RIO GRANDE DO SUL, NO DIA 22.

O ACOLHIMENTO INICIAL ACONTECEU NA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, NO BAIRRO DO CANELA.

DOS 196 BAIANOS RESGATADOS, 54 VIERAM EM UM ÔNIBUS E FORAM RECEBIDOS NO ÓRGÃO DE DEFESA NA CAPITAL, E MAIS TRÊS ÔNIBUS LEVARAM TRABALHADORES PARA SERRINHA, LAURO DE FREITAS E FEIRA DE SANTANA.

OUTROS TRABALHADORES TAMBÉM FORAM ENCAMINHADOS PARA ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO INSTALADOS

– 5 EM LAURO DE FREITAS

– 52 EM SERRINHA

– 12 FEIRA DE SANTANA

ALÉM DISSO, FAZEM PARTE DO GRUPO DE ACOLHIDOS MAIS 73 PESSOAS DE CIDADES DA REGIÃO DO SISAL.

TODOS PASSARAM POR TRIAGEM PARA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE, CONDIÇÕES DE MORADIA E VIABILIZAÇÃO DA REINSERÇÃO EM PROGRAMAS SOCIAIS E NO MERCADO DE TRABALHO.

REDUÇÃO DE DANOS

TAMBÉM FAZEM PARTE DA ARTICULAÇÃO CONJUNTA PARA A REDUÇÃO DOS DANOS CAUSADOS AOS TRABALHADORES AS SECRETARIAS ESTADUAIS DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (SEADES), DA SAÚDE (SESAB) E DA SEGURANÇA PÚBLICA (SSP); ALÉM DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO, MINISTÉRIO PÚBLICO, MINISTÉRIO DO TRABALHO, EMPREGO E RENDA (MTE); E AS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE ORIGEM DAS PESSOAS RESGATADAS.

RESGATE

LOCALIZADOS POR MEIO DE UMA AÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA FEDERAL (PF), POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF) E MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE) NA NOITE DE QUARTA-FEIRA (22), EM UM ALOJAMENTO, OS TRABALHADORES APRESENTAVAM SITUAÇÕES PRECÁRIAS DE SAÚDE, ALGUNS COM QUADRO DE DESNUTRIÇÃO.

CLIQUE NOS ÍCONES PARA ACOMPANHAR AS REDES SOCIAIS